Projetos de Pesquisa

Implementação e funcionamento de museus/memoriais de resistência em bens patrimoniais tombados: o caso do Sítio de Memória ESMA – Argentina e do Memorial da Resistência do Estado de São Paulo – Brasil.

Esta pesquisa busca, através da análise de dois casos, propor diretrizes para uma política museológica específica para museus/memoriais que trabalhem com tais memórias e em espaços tão peculiares. Sendo possível, ao longo dos quatro anos de doutoramento, testar tais diretrizes e provar a eficácia das mesmas. Temos como objetivo: Propor uma política museológica que contemple a salvaguarda patrimonial em espaços dedicados à preservação das memórias referentes à resistência, controle e repressão política. E para alcançá-lo iremos: Analisar as políticas museológicas e o uso patrimonial e museológico do Sítio de Memória ESMA; Avaliar os processos expográficos e de segurança do Sítio de Memória ESMA; Analisar as políticas museológicas e o uso patrimonial e museológico do Memorial da Resistência do Estado de São Paulo; Avaliar os processos expográficos e de segurança do Memorial da Resistência do Estado de São Paulo; e Conhecendo os dois casos, propor diretrizes para uma política museológica específica para museus e memoriais de resistência.

Coordenação: Profa. Me. Luciana Silveira Cardoso

 

Educação antirracista nos Museus: decolonialidade, identidades, experiências e uso social da memória em espaços museais

Os museus são lugares culturais cujo caráter educacional lhes infunde grande responsabilidade social na construção e implementação de políticas educacionais para além da ambiência escolar e favorecem a compreensão do devir das memórias de diferentes grupos – como reelaborações e ressignificações da dinâmica social. Tanto os museus quanto as escolas criam processos de construção de significados, assim, a necessidade de uma investigação dos pontos de vista dos educadores sobre a situação de visita nos museus se dá a título de alçar reflexões que indiquem as formas como estes são compreendidos fora do discurso especializado, com vistas a compreender em que medida há o reconhecimento e utilização dos museus como espaços educacionais factíveis para atividades educacionais tendo por base a Lei 10.639 de janeiro 2003, bem como averiguar como essa possibilidade de uso educacional contribui ou não para a construção de uma visão política de museu, estimulando o reconhecimento e a utilização desses lugares em serviço da transformação social.

Coordenação: Prof.Me. Valdemar de Assis Lima

 

O papel do museu na sociedade da informação e do conhecimento: reflexões sobre os acervos museológicos na web

Com o intuito de atender as necessidades informacionais e comunicacionais do público heterogêneo da sociedade da informação e do conhecimento, as instituições museológicas vem de maneira crescente inserindo os objetos museológicos no ambiente web. Nesse contexto, constata-se que os museus transpõem o objeto físico para o digital, por meio do processo de reprodutibilidade digital e, consequentemente, modificam seu formato e conteúdo, ou seja, ampliam-se as características informacionais intrínsecas e extrínsecas do objeto reproduzido. Em vista disso, o objetivo geral desta pesquisa é Investigar a organização e difusão dos acervos museológicos no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Já os objetivos específicos são: a) Compreender a sociedade da informação e do conhecimento; b) Identificar de que maneira os museus estão inseridos no ambiente web e, consequentemente, apresentam seu acervo; c) Estudar as formas de organização e representação dos acervos no ambiente web; d) Verificar como são elaboradas as exposições virtuais no ambiente web. A pesquisa se define como qualitativa, de caráter exploratório. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que se utilizará de levantamento de artigos em base de dados científicas e das plataformas de comunicação do patrimônio cultural no ambiente web. Espera-se como resultado desta pesquisa, refletir criticamente sobre a temática proposta e contribuir para a produção de conhecimento da área de Museologia, bem como aprimorar essas novas práticas institucionais a fim de assegurar os acervos museológicos expostos e possibilitar uma melhor apreciação e recuperação da informação pelos públicos no ambiente web.

Coordenação: Profa. Dra. Renata Cardozo Padilha